Estímulo da produção de Literatura Periférica em meio à Juventude.

O Projeto Tenda Literária tem como objetivo transformar praças públicas em espaços culturais com oficinas e saraus voltados para a produção da Literatura Periférica nas diversas regiões da cidade de S.P. O Tenda Literária já foi contemplado com o VAI 2009 / 2010 (Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais). Em 2014 o projeto volta contemplado pelo VAI II.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O QUE ANDAM FALANDO DA TENDA POR AI...

"Meus queridos e minhas queridas,
Como já agradeci um por um, agora venho coletivamente fazer um agradecimento a vocês por terem cedido o espaço cultural e sagrado onde realizam suas atividades, para os lançamentos dos meus livros. Acabo de postar em meu blog um texto onde faço um balanço dessa caravana de lançamentos.

Continuo dizendo pra vocês que o Pavio da Cultura aqui em Suzano está aberto para a visita de vocês e inclusive para divulgar algum trabalho.

O nosso próximo sarau será no dia 9 de outubro, das 20h às 22h.
Caso não possam comparecer saibam que o Pavio da Cultura é realizado todo 2º sábado do mês, com chuva ou frio, feriado ou não.
O endereço é rua Benjamin Constant, 682, Centro de Suzano.
É pertinho da estação de trem de Suzano (5 minutos) e o sarau termina pontualmente às 22h, dando tempo, mesmo pra quem esteja de condução ou que mora muito longe, de voltar pra casa tranquilamente".

Grande abraço... Sacolinha!!!
_____________________________
Contatos escritor Sacolinha
(11) 7348-0400

 __________________________________________________________________________________

Nós que agradecemos a sua passada em nossa Humilde Tenda. Com certeza Sacolinha, você e a galera de Suzano esta nos ajudando muito a pensar, discutir e fazer uma verdadeira atividade envolvendo, não só a literatura mas também outros elementos desta Cultura tão rica e cheia de inovadoras.

Coletivo Tenda Literária.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

2ª TENDA LITERÁRIA 2 NA PRAÇA.

SALVE GALERA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

No dia 09/10 acontecerá mais um Tenda Literária 2 na Praça.

Desta vez iremos receber o nosso Companheiro e Amigo de Suzano Cákis, pra conversarmos um pouco a respeito do Movimento HIP-HOP e a Literatura Periférica. 

Também teremos apresentação de Grupos de RAP da Região, Microfones Abertos pra galera chegar e passar suas mensagens e um Grande Sarau no encerramento da nossa atividade.

Contamos com a sua participação em nosso evento, e o melhor de tudo, é GRÁTIS.

Endereço: Praça Jaguamitanga - mais conhecida como a Praça do Xinguichi - Vila Curuçá/ São Paulo.

Horário: A partir das 14:00hs.


Em anexo segue o Mapa do local do evento e o nosso Folder de Divulgação.

MAPA DO EVENTO. PRA AMPLIAR A IMAGEM

FOLDER DO NOSSO EVENTO.

Coletivo Tenda Literária.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

E CONTINUA PEGANDO FOGO...

DOMINGÃO!

NESTE DOMINGO ACONTECERÁ O
3º ENCONTRO DE HIPHOP DO
CINECAMPINHO - JD.BANDEIRANTES.
LAJEADO/SP.

 Folder do Evento.


COLETIVO TENDA LITERÁRIA.

E A LESTE TÁ PEGANDO FOGO............

SABADÃO!

Abaixo, segue algumas atividades deste próximo final de semana, fiquem atentos ai galera........



Abertura com o Circo do Balaio (maracatu)

Oficina de Criação de Material Reciclável com Tubarão (Du Lixo)

+ mesa de pintura + banca de livros +
molecada + grafite + música + dança + comida + esquetes teatrais +
alegria + sua presença + microfone aberto pra poesia
+ família = festa completa

TÁ NA DÚVIDA DE COMO CHEGAR?
clica AQUI pra saber como faz:




...E SEGUE MAIS UMA ATIVIDADE, TEATRO PRA TODAS AS IDADES.
APROVEITEM E ASSISTAM, VOCÊ IRÁ SE SURPREENDER.



Olá

Neste sábado dia 25 faremos a última apresentação do O Boneco do Marcinho no Periferia Invisível na Vila Cisper

Grande abraços a todos.

Assistam
trecho da peça no youtue
http://www.youtube.com/watch?v=F9_-lVSQCBs


Emerson Alcalde.


COLETIVO TENDA LITERÁRIA.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Tenda Literária II - "A Mulher na Literatura Periférica".

Cultura, batuque e superação completaram o 1º evento do projeto Tenda Literária 2010.


No último dia 28/08 aconteceu o primeiro evento do projeto Tenda Literária II na Praça Francisco Monteiro Santana, bairro Vila Cisper, onde também ocorreu a primeira fase do projeto,Tenda na escola, com o “Sarau no Intervalo”. Em meio à feira de sábado começamos a montar as tendas com toda aquela agitação popular. Muitos transeuntes paravam para observar o trabalho e acabavam ficando para as oficinas.

Começamos com a oficina de gravura com as estudantes de Artes Visuais da baixada Santista Amanda e Camila. Iniciaram a oficina contando a história da gravura e como acabaram virando arte popular nos textos de cordelistas e vários outros artistas.

Mostrando alguns exemplos de matrizes elas iniciaram os trabalhos com os presentes fazendo com que cada um fizesse um rascunho para colocar no isopor e fazer sua própria matriz. Depois de prontas as gravuras ficaram expostas em um grande varal no meio da tenda.

Para dar continuidade a nossa tenda contamos com a presença da jornalista e escritora de literatura periférica Elizandra Souza colocando na roda o tema “A mulher na literatura periférica” mostrando aos participantes a evolução da participação da mulher neste meio. Ela mostrou o trabalho de algumas escritoras como Dinha, Maria Tereza entre outras que colocam a visão da mulher neste trabalho de literatura periférica.

A Elizandra ressaltou em vários momentos a importância da mulher e de todos que vivem a realidade da periferia para a continuação deste trabalho que faz a diferença na cultura popular do país.

Logo após as oficinas seguimos em cortejo pelas ruas do bairro ao som dos tambores do grupo de Maracatu de Mogi das Cruzes, “Suburbaques” levando alegria e muita energia a todos que passavam. Tivemos algumas paradas durante o trajeto para que o Núcleo Cênico Teatro do Coração apresentasse cenas do cotidiano como prostituição, drogas, violência e tantos outros que afligem a sociedade atual. O cortejo continua até a Escola Estadual Jornalista Francisco Mesquita onde encontramos o pessoal do “Sarau Os Mesquiteiros”, projeto que mostra ás crianças e jovens o prazer da leitura e da literatura.

Entramos na escola ao som do batuque dos tambores emocionando os presentes com a arte e gostinho de trabalho realizado. Quem estava presente caiu na dança e tomados pela alegria dos tambores.

Assim começou a participação da Tenda Literária no sarau. O cordelista Francis Lopes de Suzano começou suas rimas irreverentes. Depois foi a vez da apresentação de dança do grupo Raios de Sol da escola Mesquita homenageando o centenário de Adoniran Barbosa.

Em meio a todos essas oficinas e apresentações o escritor Sacolinha lançava seus dois novos livros: Estação Terminal e Peripécias de minha infância.

Poesia foi o que não faltou para finalizar a noite.

Assim foi mais um dia de Tenda Literária.



Natália Oliveira

Coletivo Tenda Literária

Tenda Literária II - Fotos


































































TODAS AS FOTOS DE GRANDE DIA ESTÃO EM NOSSO PICASA GALERA, É SÓ ACESSAREM:
http://picasaweb.google.com/tendaliteraria2/1TENDALITERARIANAPRACA02#

COLETIVO TENDA LITERÁRIA.