Estímulo da produção de Literatura Periférica em meio à Juventude.

O Projeto Tenda Literária tem como objetivo transformar praças públicas em espaços culturais com oficinas e saraus voltados para a produção da Literatura Periférica nas diversas regiões da cidade de S.P. O Tenda Literária já foi contemplado com o VAI 2009 / 2010 (Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais). Em 2014 o projeto volta contemplado pelo VAI II.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Ocupação de Saraus - Tenda Literária


Organizado pelo Tenda Literária (projeto que busca transformar praças públicas em espaços culturais de produção e a disseminação da Literatura Periférica), o evento encerrou o ciclo de atividades que ocorrem desde 2014, quando o coletivo foi contemplado pelo VAI II – Programa de Valorização de Iniciativas Culturais da Prefeitura de São Paulo.
“A intenção é justamente reforçar a união dos vários saraus que existem na cidade. Queremos promover o contato das pessoas com essa literatura periférica e mostrar quanta beleza, arte e cultura vêm sendo promovidas na cidade por todos esses grupos”, explica a professora de Língua Portuguesa e Literatura Camila Freitas, 35, integrante do Tenda.
Quando o grupo literário iniciou suas atividades, em 2009, também em Guaianases, pouco ouvia-se falar sobre o movimento de saraus na zona leste. Foi quando diferentes coletivos começaram a se juntar para realizar encontros na Tenda Literária.
“Tudo isso tem um grande significado. A galera dos grupos artísticos foi começando a se juntar pra ocupar a tenda e, ao longo desses anos, a gente viu a cidade ser ocupada por essa literatura”, conta Camila.
Para Mariane dos Santos, 24, integrante do Poetas Ambulantes, um dos coletivos convidados, o mais importante é a aproximação com os moradores.
“Sempre marcamos presença em eventos como este, pois é fundamental o contato. Perceber que quem está de passagem e não tem proximidade com a poesia, pode parar, olhar um pouquinho e interagir com os grupos”.

Fonte: http://mural.blogfolha.uol.com.br/














Nenhum comentário:

Postar um comentário